Offline
Projeto do Onda Azul promove oficinas de turismo de base comunitária na Região dos Lagos
26/01/2023 11:22 em Brasil

 

 

 

Encontros abertos ao público ocorrem na Praia da Baleia, em São Pedro da Aldeia, e na Praia do Siqueira, em Cabo Frio

 

 

O Instituto Onda Azul promove, nesta quinta-feira (26) e no próximo sábado (28), oficinas para debater medidas em prol do turismo sustentável de base comunitária, em São Pedro da Aldeia e em Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense. As oficinas participativas são abertas ao público. As oficinas acontecerão no âmbito do Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL), patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental.

 



Nos encontros ocorrerão dinâmicas colaborativas, com o objetivo de estimular os participantes a levantarem e desenharem suas potencialidades para fomentar o turismo e lazer dentro e no entorno de suas comunidades.  



O Projeto Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares (USSL) está atuando, desde setembro de 2022, com cerca de 800 participantes diretos de comunidades pesqueiras tradicionais dos municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Maricá até 2024, totalizando 24 meses de duração. As comunidades atendidas serão Mombaça (Saquarema), Baleia (São Pedro da Aldeia), Siqueira (Cabo Frio) e Amendoeira e Itapeba (Maricá).



O projeto é sustentado por três eixos: Pesca Sustentável e Qualidade de Vida, Turismo de Base Comunitária, e Desenvolvimento Econômico e Fortalecimento Comunitário. Cada eixo foi desenvolvido com base em pesquisas científicas para promover a autogestão pesqueira.



"Este é o primeiro grande encontro do eixo do turismo de base comunitária e convidamos a todas e todos para uma troca rica de conhecimentos", destaca Luiz Saldanha, coordenador-técnico do eixo de Turismo de Base Comunitária.



Confira os horários e os locais das oficinas

 

As duas primeiras oficinas serão no dia 26 (quinta-feira) às 15h. na Baleia (São Pedro da Aldeia), ao lado do Restaurante “A Patroa”, e 28/01 (sábado) às 9h na Praia do Siqueira (Cabo Frio), Rua Antônio Freitas  Cardoso 131.

COMENTÁRIOS